Neste ano pude ter experiências diferentes no Outubro Rosa 2018 e na prevenção do câncer de mama. Há quatro anos venho fazendo trabalho voluntário e desenvolvendo Palestras de Outubro Rosa e outras ações nesse mês com o objetivo de divulgar e apoiar essa causa.
O que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um mês de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer mama. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais possui incidência de mortes entre as mulheres. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% dos diagnósticos são em homens.
O diagnóstico precoce, ou seja, descobrir o câncer no início, com menos de 2,0 cm faz toda a diferença para ter mais chances de cura no tratamento.
Quando o diagnóstico é feito em estágio mais avançado, com tumor maior, mais de um tumor ou mesmo metástase em outros órgãos, a cura é mais difícil.
Entretanto, com o avanço da medicina e dos tratamentos, o câncer de metastático pode se tornar em diversos casos uma doença crônica em que a pessoa pode conviver com controles e tratamentos, com boa qualidade de vida e por muitos anos. Como é o caso de outras doenças crônicas, como por exemplo a diabetes.
Porque falar da prevenção do câncer de mama?
Desde que tive o câncer de mama pela segunda vez em 2013, tive vontade de ajudar outras mulheres que passavam pelo diagnóstico. Foi por isso que percebi que o que eu tinha escrito para me ajudar durante o tratamento poderia virar um livro e nasceu meu primeiro livro, o “Vivificar, superando o Imponderável”, (em 2ª edição).
Em 2014 fui convidada por uma amiga gerente de RH de uma empresa para compartilhar minha história e depois não parei mais de fazer as palestras, a cada ano tenho me desenvolvido como palestrante e tenho realizado mais palestras.
Atividades no Outubro Rosa 2018
Nesse ano realizei 10 palestras de Outubro Rosa em empresas como o Senac Campinas, Fidelity Financial Services, MSL Andreolli, Giovanna Baby e Apontador. Realizei também uma live no meu canal do Facebook e impactei diretamente 686 pessoas com a mensagem.
Fiz uma ação bem interessante a pedido da empresa Teltec Solutions em que gravei um vídeo para as mulheres e enviei um livro com a dedicatória para cada uma delas. Foi uma ação incrível, ainda mais porque dias depois recebi um e-mail com um depoimento emocionante da mãe de uma das colaboradoras da empresa, sobre o livro.
Nos dias 27 a 30 de outubro o livro “Vivificar, superando o imponderável” ficou disponível gratuitamente para download na Amazon! No total 504 pessoas baixaram a versão digital do livro!
Outubro Rosa e Finanças
Além das palestras e do vídeo, tive uma surpresa muito especial que foi participar de um vídeo sobre finanças e Outubro Rosa no canal do Youtube Me Poupe! com a querida Nathalia Arcuri. Foram 58.053 visualizações e conseguimos sensibilizar as pessoas sobre a importância da reserva da emergência e do plano de saúde.
Assista o vídeo que está incrível!
Outubro Rosa e as empresas
Nesse ano foi realizada uma pesquisa em conjunto com o movimento Go All e a ABRH para identificar como as empresas lidam com o câncer no ambiente de trabalho. Foram 261 empresas participaram da pesquisa e você pode ter acesso ao resumo clicando Aqui!
As recomendações que surgiram como resultado do trabalho são bem interessantes como por exemplo: “criar programas estruturados para lidar com colaboradores e familiares com câncer, dando particular atenção ao treinamento de gestores e a iniciativas que ofereçam conforto psicológico e segurança financeira aos pacientes”.
Outra recomendação que me atraiu bastante é sobre: “as empresas adotarem políticas para recolocação desses colaboradores (e seus familiares que deixam o trabalho para acompanhar a jornada do paciente), como forma de não desperdiçar talentos e de contribuir com os sentimentos de pertencimento e capacidade produtiva, tão importantes à qualidade de vida dos pacientes recuperados”. Inclusive as empresas podem aproveitar a experiência do paciente para compartilhar no ambiente de trabalho e trazer novas visões para os desafios.
Os desafios relacionados ao câncer são enormes, mas a cada ano a campanha do Outubro Rosa cresce, ampliando também o conhecimento, a educação sobre o assunto e a conscientização das pessoas no sentido de lidarmos cada vez melhor com a prevenção e os diagnósticos.
Escrevo esse artigo com o coração repleto de alegria pois neste ano completo 5 anos após o segundo diagnóstico e dez anos após o primeiro. Nesse período, tiver que ir ao oncologista com muita frequência, a cada 4 meses e a cada 6 meses. Porém, hoje na consulta com meu querido oncologista Dr. Auro Del Giglio e pela primeira vez em 10 anos, ele quer me ver só daqui há um ano!! É uma alegria que não cabe dentro de mim, me mostrando que estou no caminho certo, da cura!
Agradeço à minha família que tanto me apoia, a Deus e à cada um de vocês com quem pude compartilhar minha história, pois tenho certeza que faz parte da cura e agora vocês fazem parte do meu caminho!