Você sabia que existem crenças limitantes sobre dinheiro que podem te atrapalhar de cuidar bem das suas finanças? A maneira com que pensamos reflete diretamente em nosso comportamento e às vezes esses pensamentos são inconscientes.
Pode ser que você já tenha trabalhado para melhorar seu controle financeiro, mas não conseguiu atingir o resultado que esperava. Pode ser que você já tentou acompanhar e monitorar suas despesas e receitas, mas não conseguiu manter esse hábito por muito tempo. Ou talvez você simplesmente não consegue olhar para todos os números da sua vida financeira por algum motivo que não consegue entender.
As crenças limitantes sobre dinheiro podem estar entre as razões desses fracassos.
O que são crenças limitantes
Crenças limitantes são como a lente com a qual enxergamos o mundo e são formadas a partir da nossa educação, cultura, experiências de vida e exemplos de pessoas importantes em nossa vida. Com o passar do tempo tomamos esses aprendizados como verdades absolutas que passam a reger comportamentos. Portanto quando queremos mudar algo em nossa vida, é importante rever as crenças .
Como identificar crenças limitantes sobre dinheiro
Existem alguns métodos para identificar crenças limitantes sobre dinheiro e trago aqui um método simples que tem ajudado muitas pessoas.
Algumas crenças muito comuns sobre o dinheiro que a maioria das pessoas cresceu escutando são:
- Dinheiro não nasce em árvore;
- Dinheiro não traz felicidade;
- Caixão não tem gaveta;
- Dinheiro é sujo;
- Quem é rico fez algo de errado.
Quando olhamos atentamente e conscientemente a essas crenças percebemos que elas não fazem o menor sentido, são mentiras!
Existem muitas crenças sobre dinheiro. Desde as mais simples como essas mencionadas acima, até crenças mais difíceis de identificar como por exemplo:
“Segurança financeira vem de um bom emprego e de um salário garantido”.
Um bom emprego e um salário garantido parece trazer segurança financeira, mas não é a única situação que traz essa segurança. Caso a pessoa seja demitida, essa segurança acaba repentinamente.
Nos meus artigos e vídeos vou mostrar para você que existem maneiras mais inteligentes de ter segurança financeira e controle financeiro e mudar essa crença. Escutamos essas frases desde que nascemos, dos nossos pais, tios, amigos, televisão, filmes, religião, enfim, são muitas as fontes dessas crenças.
As pessoas não param para refletir e simplesmente continuam acreditando e repetindo essas crenças para seus filhos. Tudo isso impacta diretamente na maneira com que o dinheiro entra e participa de nossas vidas.
O primeiro passo para conseguir mudar essas crenças é a Consciência. Pois você só pode mudar o que conhece!
Um livro que me ajudou muito a mudar crenças limitantes foi o “Seus Pontos Fracos” do Dr. Wayne W. Dyer.
Método para Identificar Crenças Limitantes
O método para identificar crenças é: escreva em três principais crenças – ou seja, os principais “medos” que você tem sobre o dinheiro.
Coloco aqui algumas perguntas para te ajudar a identificar esses medos é:
- Você se lembra qual foi a primeira vez que percebeu que o dinheiro existia?
- Como seus pais lidavam com o dinheiro?
- Como você lida com o dinheiro hoje?
- Quais são as frases sobre o dinheiro que você repete?
Escreva essas frases e reflita sobre elas. Aqui você encontrar uma lista sobre crenças limitantes que selecionei para te ajudar nesse processo.
Clique aqui para baixar essa lista – Crenças limitantes pdf
Tenho certeza que essa ação “simples”, já vai te ajudar muito!
Preparei o vídeo abaixo falando mais sobre as crenças limitantes sobre dinheiro.
No próximo artigo, vamos falar sobre “Como mudar essas crenças” que você escreveu.
Um abraço,
Viviane Ferreira