O mês de dezembro está iniciando! Parece que as pessoas correm, ficam desesperadas para conseguir fazer tudo o que gostariam de ter feito ao longo de 2016 e ainda não conseguiram. Então correm na esperança de conseguir fazer antes que o ano termine e assim poder encerrar o ano com a “missão cumprida”!
Sabemos que o trânsito, as lojas e a cabeça das pessoas fica uma confusão. É bem melhor se organizar logo no início do ano para evitar que aconteça o mesmo também no final do próximo ano.
Com as finanças é a mesma coisa, todo início de ano as pessoas se perguntam: “Porque não pensei nas contas que vencem em janeiro antes do ano começar?”
As despesas de todo Janeiro
Então escrevo esse artigo para te lembrar que você precisa se organizar para janeiro. Além de ter as compras de Natal para pagar, se você as pagou com o cartão de crédito, você terá também o IPVA, a matrícula da escola das crianças, as compras de uniforme, material escolar, o IPTU que começa em fevereiro e assim por diante.
Um ano termina ao mesmo tempo que outro novinho começa e os compromissos assumidos continuam. Comece a colocar esses números no papel e vai ficar bem mais fácil lidar com eles em janeiro se você começar a se planejar agora!! Assim ainda dá tempo de reservar uma parte do 13o salário e também de planejar melhor as compras de Natal estando com esses números bem claros na sua cabeça.
Pagar a escola das crianças à vista compensa?
Vale a pena analisar se compensa, por exemplo, negociar para pagar à vista o ano todo da escola das crianças. Se o desconto for próximo a 15% à vista e você tiver o dinheiro, pode ser um bom negócio!! Pois a taxa de juros, que hoje está em 14% ao ano, tende a reduzir em 2017, e a rentabilidade líquida média da aplicação em renda fixa tende a ser inferior a 12%.
Aproveite o início do ano também para começar a organizar suas finanças para o ano todo. Reserve mensalmente 10% do valor que você gastar com todas essas despesas em janeiro. Assim, no final de 2017 você terá já guardado o valor para as contas de início de ano e ficará mais tranquilo.
Com esses simples passos você poderá finalmente implementar a melhoria na organização das suas finanças!
Mais do que fazer escolhas conscientes com seu dinheiro, você pode escolher como realmente quer viver.