TERCEIRO HÁBITO FINANCEIRO ENRIQUECEDOR: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

TERCEIRO HÁBITO FINANCEIRO ENRIQUECEDOR: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

No seu Planejamento Financeiro você já quis reduzir despesas mas não conseguiu?Quero te ajudar a persistir e manter firme seu propósito de mudar seus hábitos financeiros e realmente conseguir fazer as mudanças que tanto deseja. Pois assim você conseguirá investir nos seus sonhos e na sua independência financeira.

Mudança de Hábito Financeiro

Toda mudança demanda persistência, precisa manter o foco e persistir no que você deseja mudar. Continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes é loucura, como já dizia Albert Einstein! Então se você quer mudar os resultados que tem na sua vida, precisa fazer coisas diferentes, mudar seus hábitos financeiros e assim a maneira com que você faz as coisas. Saia da sua zona de conforto!!

Quero contar uma história que aconteceu recentemente. Em um dos workshops que fiz, uma amiga comentou que quando ela fazia regime ela colocava o despertador todo dia às 08hs da manhã para lembra-la que estava de regime e assim ela mantinha o foco o dia todo. Então você pode fazer o mesmo e colocar um despertador todo dia no mesmo horário para te lembrar das mudanças que deseja para sua vida financeira e manter o foco.

Terceiro Hábito Financeiro Enriquecedor: Planejamento Financeiro

Agora que você já tem o hábito de anotar tudo, sabe analisar essas despesas separando em categorias e entendendo o que deseja mudar, o terceiro hábito é planejamento financeiro do próximo mês e planejar essa mudança.

Pegue sua planilha de controle financeiro  com todos os seus números e escreva todas as receitas e os gastos previstos para o próximo mês, aqueles que você sabe que já estão comprometidos e também os fixos!

Compare com os gastos do mês passado e defina quais são os gastos que você vai mudar e qual será o novo gasto para o próximo mês! Divida pelo número de semanas do mês e comece a acompanhar a cada semana como está aquele gasto.

Planejamento Financeiro na prática

Por exemplo uma cliente precisava reduzir os gastos com restaurantes, definimos a meta de R$ 800,00 por mês, dividido por quarto dá R$ 200,00 por semana de gastos com restaurantes. Então ela passou a controlar a cada semana, se numa semana gastava mais, na semana seguinte ela compensava gastando menos, no final de um mês ela conseguiu ficar dentro do valor que se propôs.

Semanalmente anote tudo o que gastou e compare com o que planejou. No final do mês analise todos os números para planejar o próximo mês. Esse é um trabalho constante!! Com o tempo você ganha habilidade, tornando se um novo hábito na sua vida!

Lembre-se que 70% das coisas que estão à venda ninguém precisa comprar! Você já pensou nisso?

 Então para resumir são seis passos:

  1. Escreva todos os gastos e receitas previstos para o próximo mês.
  2. Some tudo que anotou.
  3. Escolha se deseja ou precisa reduzir os gastos.
  4. Defina quais serão reduzidos.
  5. Coloque o limite para cada gasto.
  6. Acompanhe toda semana sua planilha.

 Veja também esse vídeo que fiz sobre o assunto:

 

<iframe width=”640″ height=”360″ src=”https://www.youtube.com/embed/tbXrf8t6huo” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

 

 

Fique firme no seu propósito de ficar dentro do limite de gastos financeiros que você definiu. Essa organização e disciplina que vai te levar a voos muito maiores!!

Gostou deste artigo, curta e compartilhe com seus amigos. Qualquer dúvida deixe aqui abaixo nos comentários.

 

Related Post

Leave a Reply