Namorados precisam falar sobre finanças?

Namorados precisam falar sobre finanças?

Questões financeiras estão entre as quatro maiores causas de divórcio, por esse motivo é fundamental conversar com seu parceiro sobre finanças ainda na etapa de namoro.

Eu sei que parece prematuro falar ou mesmo querer organizar finanças já nessa etapa, porém quanto antes começar melhor.

Seja você mesmo e não esconda nada do seu parceiro!

Na fase de namoro muitos casais optam por se endividarem para dar um bom presente ao namorado e também em gastar mais do que pode na comemoração do dia dos Namorados.

Preciso te alertar que esse é o começo de um relacionamento falido!

Lembro bem que, há uns anos atrás, um moço me procurou desesperado afundado em dívidas. Ele tinha financiamento de apartamento, do automóvel entre outras. Desde a fase de namoro, ele nunca abriu o jogo para sua esposa e sempre a deixou acreditar que ele podia bancar esse padrão de vida, mas ele foi se endividando para fazer parecer a ela que ele podia. Até que entrou em desespero!

Outro dia conheci uma mulher que contou que ao chegar em casa e ganhar um lindo presente de seu marido, bateu na cara dele com o presente. E sabe por quê? Porque ela estava desesperada com suas dívidas e nunca contou ao seu marido sobre essa situação. Então quando ela ganhou um presente caro, ficou irritada, pois ela precisava mais é do dinheiro para poder pagar dívidas.

As pessoas escondem coisas de seus parceiros para parecerem ser quem não são para poder conquistá-los! Esse é um grande erro, pois acreditam que precisam ser quem não são para conquistar alguém. Imagina a vida tensa dessa pessoa que se casa fingindo ser outra pessoa?

Conversem sobre finanças!

Bom, esses exemplos são extremos, embora sejam muito comuns! O ponto principal é que é fundamental conversar com seu namorado sobre finanças, ter a segurança e a coragem de assumir sua situação financeira e deixar claro isso ao seu parceiro quando o gasto estiver maior do que sua perna. Um pode ajudar o outro a controlar melhor suas finanças. Isso é muito importante, porque o descontrole financeiro pode trazer consequências gravíssimas na vida das pessoas, preocupação excessiva, falta de foco no trabalho e até doenças.

Dicas de ouro para organizar suas finanças no seu relacionamento!

As cinco dicas de ouro para você cuidar das suas finanças e poder ter a clareza para conversar com seu parceiro são:

  1. Conheça exatamente as suas fontes de renda e o valor total da sua renda;
  2. Conheça todos os gastos que você possui, quanto e onde você gasta;
  3. Controle seus gastos no mínimo semanalmente para saber se o saldo da sua conta está positivo;
  4. Liste todos os gastos que você já tem comprometido: compras parceladas, financiamentos e contas a pagar. Assim você evita se esquecer de que aquele recurso já está comprometido;
  5. Identifique o saldo mensal que deve existir em sua conta, investi-lo e definir quanto você possui que poderá ser destinado para presentes e comemorações do dia dos Namorados.

Seguindo esses passos iniciais para organizar seu orçamento, é possível organizar as finanças para manter sua conta positiva e não pagar juros desnecessários.

Com essas informações em mãos vocês poderão conversar sobre qual tipo de comemoração vocês farão. Evitar restaurantes lotados e fazer um jantar a dois em casa ou mesmo com outros casais de amigos pode ser uma opção mais divertida e barata!

Lembre-se que mais importante do que o presente ou o local da comemoração, é aproveitar o momento que você passa junto com seu amor.

Depende de você escolher conscientemente como fazer a melhor comemoração de dia dos Namorados!

Related Post

Leave a Reply