Hábito Financeiro Enriquecedor 2: DIGERIR os números

Hábito Financeiro Enriquecedor 2: DIGERIR os números

Você que praticou o primeiro hábito financeiro enriquecedor e anotou tudo sobre sua vida financeira durante um mês, agora pode estar olhando para seu caderno com as anotações e estar ansiosa, sem saber o que fazer com todos esses números.

Talvez com medo de enxergar o total de todos os seus gastos ou mesmo dos seus ganhos.

Será que os gastos são maiores do que suas receitas? Será que você gostaria de gastar menos do que gastou em determinadas coisas? Ou será que você gostaria de ter uma receita maior do que você possui? Pode ser que você tenha medo de olhar para esses números…

Como organizar seus hábitos financeiros e digerir os números

Você não sabe o que fazer com esses números ou talvez a forma de fazer o controle financeiro não está te levando a ter uma vida organizada?

Vou te oferecer um caminho para essa organização. E tem funcionado com muitas pessoas.

Tenho uma cliente que não conseguia ter organização financeira. Ela é empreendedora e uma das queixas era que ela tinha tido rendimentos muito baixos no ano passado. Mas logo que começamos o trabalho ela fez o levantamento de todos os rendimentos recebidos e quando colocou tudo no papel, percebeu que ela teve um bom faturamento, um bom lucro.

Ela ficou muito surpresa e feliz com esse resultado. Mas percebeu que precisava ir além e administrar os gastos e o destino de todo aquele dinheiro, no mês a mês.

Uma outra cliente tinha uma planilha onde anotava todos os gastos, mas ela nunca parou para analisar, simplesmente anotava e não sabia como fazer para mudar e até mesmo reduzir alguns gastos. Ela tinha medo de fazer esse processo para chegar nessa conclusão, mas no fundo ela já sabia que precisaria DIGERIR esses números.

Então nesse vídeo vamos falar do segundo Hábito Financeiro Enriquecedor, que é o próximo passo: é DIGERIR todos esses números. Vamos analisar cada um e agrupar por categorias e subcategorias. Ou seja, depois de você ter anotado tudo o que você gasta e recebe de dinheiro durante um mês inteiro, você tem uma boa base para começar a entender seus hábitos, seu perfil financeiro.

A melhor maneira de resolver um problema é conhecer todos os componentes, os ingredientes dele. Nesse segundo hábito vamos olhar os números, saber quanto de cada ingrediente temos nessa receita e digerir tudo.

Você pode fazer isso no seu caderno, em uma planilha de controle financeiro no computador ou usar sistemas de acompanhamento e aplicativos de controle financeiro.

Planilha prática para controle financeiro

Muitas pessoas têm me pedido a planilha. Por isso apresento aqui a planilha de controle financeiro, que você pode conseguir clicando aqui.

Você precisa separar as receitas e despesas em categorias. As principais categorias do orçamento pessoal são:

  1. Receitas
  2. Habitação
  3. Saúde
  4. Transporte
  5. Despesas Pessoais
  6. Educação
  7. Lazer
  8. Despesas Variáveis
  9. Outros
  10. Despesas Fixas da Empresa

Dentro de cada categoria temos as subcategorias:

Em receitas pode ter receita do emprego, receita de vendas extras, receita de fundo imobiliário, de aluguel, pode ser receita da esposa e receita do marido, etc.

Em habitação temos condomínio, aluguel, IPTU, financiamento, contas de consumo (água, luz, gás), telefone fixo, telefone celular, internet, TV a cabo, Supermercado/Feira, lavanderia e assim por diante.

Em saúde temos o plano de saúde, médicos, dentista, terapia, farmácia, academia e etc.

Porque fazer atividade física também é saúde, não é mesmo?

Em transporte temos todos os custos relacionados a transporte e ao carro, se você tiver.

E assim por diante. Lembro que aqui abaixo você encontra o link para essa planilha de controle financeiro.

Se você é empreendedora e possui empresa aberta, você também pode colocar na planilha as despesas fixas da sua empresa.

O orçamento é seu e você define a melhor maneira de enxergar e separar cada item.

Colocando em prática a organização financeira

Então você vai reservar um tempo, que costuma ser de umas duas horas, para fazer a organização financeira com tranquilidade. Assim você irá analisar e colocar nas categorias tudo o que você anotou no caderno. Conforme coloca na categoria, você risca, faz uma marca para saber o que já foi colocado.

Nos próximos dias você vai digerir e refletir o que pode ou precisa mudar no próximo mês. Use essa planilha ou seu caderno e mão na massa!

Preparei também esse vídeo sobre esse segundo hábito:

É muito importante que você também continue anotando tudo, que já virou um hábito financeiro, certo?

Qualquer comentário ou dúvida, comente aqui que responderei. Diariamente irei colocar dicas no Instagram @habitoenriquecedor, me segue lá também!

Um abraço,

Viviane Ferreira

Related Post

Leave a Reply