COMO SAIR DAS DÍVIDAS, O QUE É DÍVIDA -PARTE 1

COMO SAIR DAS DÍVIDAS, O QUE É DÍVIDA -PARTE 1

Como sair das dívidas, o quinto Hábito Financeiro Enriquecedor, é um assunto extenso e por isso dividi o texto em dois artigos: o primeiro (este) falando dos conceitos do que é uma dívida e o segundo ensinando os 8 passos para eliminar as dívidas.

Para ler o segundo artigo click no link abaixo:

SAIR DAS DÍVIDAS, LIVRE-SE DO QUE TE FAZ ANDAR PARA TRÁS. -PARTE 2

Crença sobre dívidas

Você já ouviu aquela crença de que “só se consegue ter coisas quem faz dívidas”?

Muitas pessoas acreditam que somente conseguem comprar bens fazendo dívidas…

Existem vários motivos pelos quais as pessoas fazem dívidas. Os motivos são diversos como por exemplo:

  • comprar algo sem ter dinheiro para comprar,
  • aparecer um imprevisto, como por exemplo ficar desempregado e ter que fazer dívida para manter o dia a dia,
  • comprar algo sem planejamento, ou seja ao invés de juntar dinheiro para comprar um carro, compra-se fazendo financiamento porque não quer ou não pode esperar juntar dinheiro.

Pouca gente percebe que qualquer compromisso financeiro futuro é uma dívida! Controlada, mas é.

Atendo pessoas que chegam desesperadas com as dívidas, sempre existe uma solução e muitas pessoas já conseguiram sair delas e vou te ajudar a sair das suas dívidas também.

O que são dívidas

Se você contratou um financiamento, emprestou dinheiro para comprar algo e tem um saldo devedor a pagar seja para um amigo, familiar, ou para o banco e financeiras. Isso é uma dívida. Ou seja, você assumiu o compromisso de pagar o dinheiro emprestado de volta seja com parcelas mensais, daqui um tempo determinado, e também acordou uma taxa de juros pelo empréstimo. Esse é o caso clássico de dívidas.

Mas quero trazer um outro conceito para você repensar. Existem várias pessoas, inclusive a Suze Orman, uma autora americana, já falei do livro dela nos meus posts, que tratam dívidas de forma mais ampla. Esse conceito fala sobre os nossos compromissos futuros. Por exemplo se você perdesse hoje sua renda mensal, seu salário.  Quais são as contas que você tem para pagar no mês que vem? Como por exemplo: condomínio, IPTU, conta de luz, de gás, de telefone, supermercado.

Quais são as compras parceladas no cartão de crédito? Então nesse conceito consideramos essas contas como “dívidas” também.

Portanto, é fundamental organizar os compromissos e as compras parceladas. Assim você pode evitar de entrar no descontrole, como foi o caso de um casal, que conheci.

Organize as compras parceladas

A Fernanda e o Guilherme estavam com a vida super em ordem. Tinham bons empregos e uma boa renda familiar. Finalmente conseguiram comprar o imóvel dos sonhos, mobiliaram e já tinham quitado. Estavam com o orçamento em dia e até com uma certa folga para investir mensalmente para planos futuros. Mas um certo dia, durante um final de semana em um hotel, se depararam com um stand de venda de terrenos. Eles viram a proposta do terreno, se encantaram com a oportunidade e pensaram que as parcelas caberiam no bolso e compraram o terreno.

Mas naquele momento se esqueceram que tinham algumas compras parceladas, que a folga no orçamento não era exatamente aquela que calcularam de cabeça… Com o passar dos meses foram se enrolando, pagando o terreno, o buraco no banco aumentando, eles achavam que no mês seguinte iam equilibrar as contas e foram levando. Mas quando viram a dívida era muito maior do que imaginavam!!

Resultado: para eliminar as dívidas e resolver o problema, tiveram que vender o imóvel que moravam, voltar para a casa dos pais e começar tudo de novo. Eles ficaram arrasados, por um deslize, uma certa arrogância em achar que estava tudo bem, perderam o apartamento dos sonhos! Tiveram que vender para quitar as dívidas e limpar o nome.

Eliminar dívidas demanda tempo, dedicação e energia. É preciso fazer mudanças radicais para conseguir mudar o estilo de vida e a maneira de pensar que te levou a fazer aquelas dívidas. Por esse motivo é tão importante organizar as compras parceladas e fazer uma reserva financeira para quitar as compras parceladas e se garantir caso você passe por um período de redução de renda.

Existem várias metodologias para eliminar dívidas e no próximo artigo, trago os 8 passos para eliminar dívidas.

Related Post

Leave a Reply