Você acha que aumento de salário é a única solução?

Você acha que aumento de salário é a única solução?

Você já percebeu que muitas pessoas esperam para organizar suas finanças e começar a investir quando tiverem um aumento de salário? Mas o que de fato acontece quando recebem o aumento do salário? Elas passam a gastar mais.

Ganhar mais nem sempre é a solução e trago neste texto a explicação para essa resposta.

Presenciei pessoas que ficam simplesmente esperando um aumento de salário para começarem a resolver seus problemas, pessoas que esperam algo acontecer e se esquecem que somente elas podem resolver seus problemas. Esquecem de ser protagonistas de suas próprias histórias inclusive na área financeira.

Quando essas pessoas recebem um aumento de salário, elas aumentam seus gastos na mesma proporção. Seja por causa da inflação, seja por causa de algo importantíssimo que apareceu em sua vida, sempre arrumam uma desculpa para justificar sua falta de habilidade em gerenciar suas finanças e assumir o controle da própria vida.

Talvez você pense que isso não acontece com quem ganha bem, mas vou te contar que já vi pessoas que ganham R$ 50.000,00 por mês e gastam R$ 60.000,00… A única diferença entre essas pessoas e aquelas que ganham bem menos é o tamanho do buraco em que se encontram, porque as dívidas são muito grandes.

Por outro lado, presenciei pessoas que decidiram se organizar, viver com no mínimo 10% a menos de suas rendas e rapidamente construíram um grande patrimônio. Pessoas que mantiveram o padrão de vida e investiram todo o saldo dos aumentos de salário durante vários anos. Essas pessoas passaram a controlar o orçamento, escolher onde e como gastar seu dinheiro, escolheram onde investir e construíram seu futuro.

 

Os 6 passos para você colocar sua vida financeira em dia são e fazer como essas pessoas fizeram são:

  1. Decida: escolha se organizar e assuma esse compromisso com você!
  2. Renda: saiba exatamente quais são seus rendimentos, contabilize seu salário, os benefícios que recebe indiretamente e outras rendas.
  3. Negociar: negocie suas compras, valorize seu dinheiro. Conheça, anote onde você gasta seu dinheiro e planeje mensalmente onde irá gastar seu dinheiro, fazendo assim seu orçamento por escrito.
  4. Dívidas: se você possui dívidas deve avaliar o impacto delas no seu orçamento e traçar um plano para eliminá-las ou equilibrar no seu orçamento, no caso de dívidas longas como o financiamento imobiliário.
  5. Lucrar: os passos 2, 3 e 4 devem ser revisados até que você consiga ganhar mais do que gasta e criar um saldo positivo na sua conta. Esse é seu lucro mensal para você começar a investir.
  6. Investir: tenha a visão de longo prazo, é fundamental investir mensalmente para construir uma reserva de sossego, que é uma reserva de dinheiro para imprevistos que pode ser uma emergência ou uma oportunidade. Investir também para conquistar seus sonhos como a aposentadoria, independência financeira e outros.

Muitas pessoas gastam com coisas desnecessárias no dia a dia porque não têm uma visão de longo prazo em suas vidas. Tive vários clientes que começaram a investir no momento em que tiveram essa visão de longo prazo e planejaram seus sonhos. Saiba que tudo começa com 1, então, investir pelo menos um pouco de dinheiro por mês irá te levar a grandes investimentos.

Sem planejamento financeiro, o aumento de salário não é a solução para seus problemas, mas sim o agravamento deles. A solução é você ter consciência da sua vida, dos seus atos e do destino de cada centavo que você gasta.

Somente assim você poderá fazer escolhas, começar a investir e perceber que sua renda é suficiente.

Lembre-se: mais importante do valor da sua renda, é o quanto você gasta. Independente do valor dos seus rendimentos você deve sempre gastar menos e investir a diferença para construir sua reserva de sossego e realizar seus sonhos.

Viviane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *